Exército israelita impõe limites à circulação noturna no sul do Líbano
Os residentes estão assim impedidos de se deslocar para sul do rio Litani, a cerca de 30 quilómetros da fronteira.
© Aziz Taher/Reuters
Mundo Médio Oriente
O exército israelita anunciou, esta quarta-feira, restrições aos movimentos de pessoas no sul do Líbano, depois de cair a noite.
Os residentes estão assim impedidos de se deslocar para sul do rio Litani, a cerca de 30 quilómetros da fronteira, desde as 17h00 (15h00 em Lisboa) até às 7h00 de quinta-feira (5h00 em Lisboa).
"Para sua segurança e segurança da sua família, está proibido de se mover para o sul, em direção às aldeias que as Forças de Defesa de Israel (FDI) pediram para evacuar ou em direção às forças da FDI na área. Cada movimento em direção a essas áreas vai colocá-lo em perigo", pode ler-se na publicação do porta-voz do exército, Avichay Adraee, na rede social X (ex-Twitter).
#عاجل بيان عاجل إلى سكان #جنوب_لبنان:
— افيخاي ادرعي (@AvichayAdraee) November 27, 2024
⭕️من أجل سلامتكم وأمن عائلتكم يحظر عليكم الانتقال جنوبًا نحو القرى التي طالب جيش الدفاع بإخلائها أو نحو قوات جيش الدفاع في المنطقة. كل تحرك نحو هذه المناطق يعرضكم للخطر.
⭕️نخبركم انه ابتداء من الساعة الخامسة مساء (17:00) وحتى صباح غد في… pic.twitter.com/XFEK9vb8uL
Estas restrições surgem horas depois de um acordo de cessar-fogo no Líbano.
O cessar-fogo, uma trégua de 60 dias, entrou em vigor às 04h00 locais desta quarta-feira (02h00 em Lisboa), após mais de um ano de combates entre o grupo xiita Hezbollah e Israel, que causou milhares de mortos.
O acordo, negociado sob a égide dos Estados Unidos e da França, prevê uma retirada gradual do Hezbollah e das tropas israelitas do sul e o envio do exército libanês ao longo da fronteira.
Em setembro deste ano, Israel intensificou os bombardeamentos do Líbano, a que se seguiu uma invasão do sul do país vizinho.
Leia Também: Moscovo saúda trégua no Líbano mas duvida da aplicação efetiva
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com