Encontram garrafa com mensagem de 132 anos durante obras em farol
Aconteceu na Escócia e foi escrita por antigos trabalhadores. Seria um mapa do tesouro?
© Farol de Corsewall
Mundo Escócia
Um grupo de engenheiros que se encontra a trabalhar nas obras de renovação do Farol de Corsewall, na Escócia, encontrou uma garrafa com uma mensagem escrita à mão há 132 anos.
A descoberta aconteceu quando o engenheiro mecânico Ross Russel reparou num objeto escondido numa cavidade na parede da antiga estrutura, enquanto inspecionava o farol.
De imediato chamou os colegas e o faroleiro de serviço e tiraram em conjunto a garrafa lacrada do 'esconderijo'. No seu interior estava uma carta escrita à mão, com a data de 4 de setembro de 1892.
À imprensa escocesa, o faroleiro, Barry Miller, contou que "estavam todos a tremer", especialmente ele. "Não conseguia manter as mãos firmes. Li a carta em voz alta para os outros […]. Juramos que se fosse um mapa do tesouro mantínhamos tudo em segredo", brincou.
Apesar de não ser tão valiosa como um mapa para o tesouro, a verdade é que a carta ajudou o grupo com informação sobre o farol, uma vez que foi escrita também por um antigo grupo de trabalhadores.
"Esta lanterna foi colocada por James Wells, engenheiro, John Westwood, carpinteiro, James Brodie, engenheiro, e David Scott, operário, da empresa James Milne & Son Engineers, Milton House Works, Edimburgo, durante os meses de maio a setembro e acesa novamente na noite de quinta-feira, 15 de setembro de 1892", lê-se na mensagem, que acrescenta os nomes dos faroleiros John Wilson, John B. Henderson e John Lockhart.
Recorde-se que o Farol de Corsewall é um dos mais de 200 ainda em funcionamento e mantidos pelo Northern Lighthouse Board, que emprega engenheiros, técnicos e faroleiros em toda a Escócia e na Ilha de Man.
Leia Também: Menina encontra mensagem numa garrafa... escrita pela mãe há 26 anos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com