Desaconselhada a prática balnear na praia de Vila Praia de Âncora
"Valores microbiológicos" encontram-se "acima dos parâmetros de referência". Bandeira vermelha já foi hasteada.
© iStock
País Caminha
A praia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, foi, na tarde desta quarta-feira, dia 10 de agosto, desaconselhada à prática balnear depois da análise da qualidade da água, efetuada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), "ter revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, encontrando-se a água imprópria para banhos".
De acordo com um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN), após ter sido recebida a "informação da Agência Portuguesa do Ambiente, a desaconselhar temporariamente a prática balnear na praia de Vila Praia de Âncora, foram dadas instruções para que fosse hasteada a bandeira vermelha e colocados os avisos de desaconselhamento de ida a banhos nos acessos à praia, por parte da Câmara Municipal de Caminha".
Este desaconselhamento irá manter-se até que os resultados das análises à qualidade da água "indiquem que os valores microbiológicos se encontram dentro dos parâmetros de referência".
Recorde-se que, ontem, a APA desaconselhou a prática balnear em cinco praias de Matosinhos, no distrito do Porto, devido a um foco de poluição causado por um incêndio numa fábrica de tintas, em Leça da Palmeira.
A prática balnear foi desaconselhada nas praias do Aterro, Azul-Conchinha, Boa Nova-Senhora, Fuzelhas e Leça da Palmeira, até "as análises à água indicarem que os valores se encontram dentro dos parâmetros de referência".
[Notícia atualizada às 17h27]
Leia Também: Caravela-portuguesa avistada ontem na Praia das Maçãs
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com