Desacatos. Dispositivo operacional mantém-se no fim de semana
Ministra da Administração Interna pediu "às populações dos bairros mais afetados que mantenham serenidade e paz".
© Gerardo Santos / Global Imagens
País MAI
A Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, afirmou que o "dispositivo operacional vai ser mantido este fim de semana no terreno", tendo em conta os episódios de desacatos nos últimos dias.
Margarida Blasco esteve numa visita ao centro nevrálgico do comando operacional de Lisboa, quis deixar uma "palavra de grande reconhecimento e apreço pelo excelente trabalho que tem sido feito".
Ressalvou ainda, numa conferência de imprensa dada no Comando da PSP de Lisboa, em Moscavide, o acompanhamento que o Governo e a própria estão "a fazer de todo o dispositivo e de todas as ações que estão a ser feitas no terreno pela Polícia de Segurança Pública (PSP), em conjunto com outros serviços e forças de segurança".
A ministra da Administração Interna esteve com o Comandante de Reação Rápida e destacou uma peça que os meios de comunicação social passaram na terça-feira passada "onde se viu o diálogo e como uma boa prática de como se deve comunicar com a população", dizendo que o foi cumprimentar e louvar a sua postura.
Terminou a dizer que "estamos todos no terreno, estamos todos a manter a paz e a tranquilidade" pedindo "às populações dos bairros mais afetados que mantenham a sua serenidade e paz" e que estão "sempre no nosso pensamento".
Agradeceu também a "estes homens que têm trabalhado estes dias todos pela manutenção de toda a tranquilidade e reposição da ordem pública".
Da parte da manhã, a ministra foi questionada sobre os últimos desenvolvimentos dos desacatos na Área Metropolitana de Lisboa, tendo manifestado "solidariedade, apreço e apoio" por todos os que estão no terreno.
Recorde-se que Odair Moniz, cidadão cabo-verdiano de 43 anos e morador no Bairro do Zambujal, na Amadora, foi baleado por um agente da PSP na madrugada de segunda-feira, no Bairro da Cova da Moura, no mesmo concelho, e morreu pouco depois, no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.
No sábado estão também marcadas duas manifestações com intuitos diferentes. Uma promovida pela Vida Justa e outro pelo Chega.
Leia Também: Manifestações em Lisboa: PSP alerta para os condicionamentos de trânsito
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com