Meteorologia

  • 28 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 10º MÁX 22º

BEI financia fábrica de baterias de parceira da Galp Northvolt na Suécia

O Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou hoje um financiamento de 942,6 milhões de euros à produtora sueca de baterias e parceira da Galp Northvolt, para a criação da primeira giga fábrica no norte deste país.

BEI financia fábrica de baterias de parceira da Galp Northvolt na Suécia
Notícias ao Minuto

14:41 - 16/01/24 por Lusa

Economia BEI

Segundo um comunicado do BEI, o pacote financeiro irá subsidiar a construção, pela sueca Northvolt - parceira da Galp na empresa Aurora - da fábrica gigante de baterias circulares e que envolve verbas de cinco mil milhões de dólares (4,56 mil milhões de euros ao câmbio de hoje), "o maior negócio de dívida verde na Europa até à data".

O BEI prevê que a expansão aumente a capacidade de produção anual de baterias para 60 gigawatt/horae e o negócio facilitará a criação de uma unidade de produção de baterias circulares totalmente integrada que não existia anteriormente fora da Ásia.

Na semana passada, a Comissão Europeia tinha já aprovado ajudas de Estado da Alemanha à Northvolt, na ordem dos 902 milhões de euros, para impedir o 'desvio' para os Estados Unidos de uma unidade fabril de produção de baterias para veículos elétricos.

A Galp e a Northvolt criaram, em Portugal, a empresa Aurora e escolheram Setúbal para a instalação de uma fábrica de conversão de lítio.

Estima-se que a fábrica, que deverá funcionar no final de 2025, tenha uma capacidade de produção anual inicial entre 28.000 e 35.000 toneladas de hidróxido de lítio -- um material essencial para a indústria de fabrico de baterias de ião-lítio, que deverá crescer significativamente até 2030, segundo um comunicado da Galp.

Leia Também: Consumo de combustíveis subiu 3,6 % em novembro, segundo ERSE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório