Meteorologia

  • 26 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 18º

Fosun abranda ritmo de aquisições nos próximos dois anos

O presidente executivo da Fosun, o multimilionário chinês Guo Guangchang, afirmou que vai abrandar o ritmo de aquisições nos próximos dois anos, depois de comprar seguradoras, bancos, farmacêuticas e imobiliário em todo o mundo.

Fosun abranda ritmo de aquisições nos próximos dois anos
Notícias ao Minuto

14:05 - 14/09/15 por Lusa

Economia Transações

Numa entrevista à agência financeira Bloomberg, Guo sublinhou que se vai concentrar em ultimar as transações recentes, o que lhe permitirá estabelecer uma rede de serviços financeiros e de seguros nos principais mercados globais.

Em Portugal, o conglomerado chinês comprou a seguradora Fidelidade e a Espírito Santo Saúde, reconvertida em Luz Saúde, no ano passado, detém uma participação de 5,3% na REN, e é ainda um dos possíveis compradores do Novo Banco, depois de fracassarem as negociações com a também chinesa Anbang.

No último ano, segundo os dados compilados pela Bloomberg até julho, o gigante empresarial, dono do Club Mediterranee, anunciou 10 aquisições num total de 6,4 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros).

O gestor de 48 anos, que se assume como discípulo do multimilionário norte-americano Warren Buffet, assinalou que foi sempre muito cauteloso.

"Ainda estamos à procura de novas oportunidades de investimento, mas a nossa principal tarefa agora é concentrarmo-nos no que já conseguimos", afirmou.

É a primeira vez que Guo assinala a intenção de abrandar as compras, numa altura em que a empresa procura consolidar os seus negócios e reduzir a dívida.

A Fosun vai também vender imobiliário e ações já que os preços subiram para "um nível satisfatório", continuou.

Guo fundou a Fosun com quatro amigos em 1990, com um capital inicial de seis mil dólares (5.200 euros) e prosseguiu uma estratégia de investimento inspirada na abordagem da Berkshire Hathaway, de Buffet, que investe em ativos financeiros, como companhias de seguros para garantir um financiamento de longo prazo que pode ser usado na expansão para vários ramos de atividade.

O milionário chinês considerou que o pior da tempestade das bolsas chinesas já passou e que a economia "não está tão mal como se julga", apontando os baixos preços das matérias-primas, o baixo custo do financiamento e o crescimento sustentado do consumo.

As ações da Fosun International caíram 38% depois de atingirem um pico, em maio, reduzindo os ganhos deste ano a 31%, mas os analistas da Bloomberg antecipam um avanço de 70% nos próximos doze meses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório