As relações ‘vai e vem’ são tóxicas. Evite-as em três passos
Não é o único aspeto, mas a estabilidade da relação é essencial para o bem estar emocional de qualquer um.
© iStock
Lifestyle Relações
Acabar e recomeçar continuamente não é saudável para nenhum indivíduo, mas há casos em que parece quase inevitável para um ex casal voltar a juntar-se. O lado bom da relação, o recomeço e o bem estar mútuo é, contudo, apenas temporário e prevê-se que a relação volte a terminar, deixando em ambos, ou num dos indivíduos do casal, a sensação de medo, insegurança, desconfiança ou tristeza.
É por isso que especialistas (sejam psicólogos ou terapeutas) aconselham a que se faça por romper de vez com aquele com quem se tende a ‘cair’ constantemente neste tipo de relação. Quebrar o ciclo é imprescindível para que se avance e seja feliz, todavia, tal parece ser impossível aos olhos de quem teme ficar sozinho, tem baixa auto-estima ou os casos mais próximos de relações que toma como exemplo são instáveis e pouco saudáveis, por exemplo.
Estes são alguns dos casos apontados pela terapeuta de casais Debra Alper que explica que o caso é progressivo: começa com a fase de ‘lua de mel’, após a qual o casal de aproxima, de tal aproximação vem o desapontamento, depois as brigas que aumentam até ao ponto de se considerar a relação intolerável, o que leva ao fim da relação. Após o término, há uma breve fase de alívio após a qual a saudade pelas fases de aproximação falam mais alto e levam a que o casal se volte a juntar. A casa regresso, a referida fase de ‘lua de mel’ vai se tornando cada vez mais curta, levando a que não reste nada de positivo de tal relação.
Para evitar este magoar constante, há três aspetos que se deve ter em conta, diz a especialista:
1. Reconhecer que existe um papel a seguir: uma relação é feita a dois. Se não se deixar levar para o recomeço de uma relação que lhe é saudável, então ela não acontece. Por vezes é necessário haver apoio por parte de um especialista, mas esta é uma ideia em que se deve focar.
2. Limitar a comunicação com o ex: Pode ter sido difícil acabar a relação, mas ser-lhe-à ainda mais difícil seguir em frente se permitir que o/a seu ex continue na sua vida de alguma formatos
3. Focar-se em si mesmo: Este é o principal aspeto. Se se focar em si e tiver segurança na sua pessoa, dificilmente irá ter a recaída de voltar para uma relação que acabou justamente por não lhe fazer bem.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com