O que vem primeiro, o cardio ou o treino de força?
A resposta é mais relativa que a que surge à questão ‘O que vem primeiro, o ovo ou a galinha?’, mas vários são os profissionais da área do fitness e saúde que se debruçam sobre a comum dúvida.
© iStock
Lifestyle Treinos
Não é só o treino em si. A forma como treina, a frequência a cada semana ou mesmo a altura do dia também são relevantes para os resultados que se pretendem com toda a atividade física praticada. Por isso, faz sentido que se questione e tenha em atenção a ordem do treino: cardio ou força, como começar?
A resposta mais imediata e generalizada será ‘depende’, porque de facto não há uma forma que seja mais correta do que outra e que deva ser religiosamente seguida. Apesar disso, a personal trainer Jennifer Burke tem opinião formada sobre a questão, que justifica com a ciência, que é base para a lógica sobre a forma como o corpo gasta energia.
Falemos no caso em que o objetivo é perder peso. A fórmula, na sua origem, não é mais do que gastar mais calorias do que aquelas que se ingere, por isso o foco estará na perda de calorias o mais rápida e eficaz possível.
A especialista explica: “Quando nos exercitamos, o corpo usa em primeiro lugar energia anaeróbica, que é rapidamente gasta e não requer um uso adicional de oxigénio, além daquele que o corpo normalmente consome. De seguida, quando se mantém em movimento, o corpo passa para a energia aeróbica, que requer de mais oxigénio do que aquele que normalmente se usa”. Ora, esta necessidade de mais oxigénio obriga a um maior esforço por parte do organismo e consequentemente gasta-se mais calorias.
Por isso, a chave segundo Burke é começar pela força, onde se gasta a energia do tipo anaeróbico, até porque normalmente os exercícios de força são mais ‘explosivos’ do que os de cardio que são mais constantes e longos.
Se, por outro lado, começar pelos exercícios de cardio, não pense que o treino será em vão, apenas sentirá um esforço diferente, como explica a personal trainer: “uma vez que o corpo já terá usado a primeira fonte de energia (a anaeróbica) durante o treino de cardio, não será capaz de utilizar tal energia no treino de força, por isso é possível que se sinta mais exausto e em esforço – consequentemente, sem capacidade para dar o seu máximo, o que quer dizer que o seu levantamento de pesos e os seus agachamentos podem ser mais difíceis do que se os fizesse em primeiro lugar”, conclui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com