Guerra de sexos: Quem aguenta melhor os treinos mais extremos?
CrossFit, HIT ou outros treinos extremos: as mulheres aguentam-nos tão bem quanto os homens. Mito desmistificado.
© iStock
Lifestyle Géneros
Já lá vai o tempo em que o ginásio era só para os homens. Que as mulheres não levantavam peso e que eram seres frágeis. Ainda assim, é inegável a ideia de que o homem e a mulher são diferentes: os seus corpos são fisicamente diferentes e afirmá-lo não é machismo, é biologia.
Ainda assim, um grupo de investigadores da Universidade de Edimburgo quis confirmar (ou desmistificar) o mito de que o homem é mais capaz de certos exercícios, associados a modalidades mais extremas.
A ideia inicial não era a de que a mulher não era capaz, mas sim a de que o seu corpo não estava preparado e por isso, ao praticar exercícios idênticos aos homens, sofreriam lesões. O caso foi refutado: em casos de sexos opostos com uma condição física semelhante, o corpo feminino não está menos preparado a nível de força óssea, níveis de streess e hormonais ou metabólicos. Pelo contrário, após várias semanas de treino acompanhado, verificou-se até que são as mulheres quem conseguem retirar um melhor rendimento físico de tais treinos.
O que daqui se conclui? Que o género não é uma imposição nem um mais valia a qualquer treino. E que evitar lesões e condicionantes depende apenas da preparação física de cada um.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com