Jovens que usam Instagram têm mais chances de querer cirurgia plástica
Investigadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, questionaram 247 jovens mulheres acerca da sua imagem corporal.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde mental
Mulheres jovens estão mais propensas a quererem se submeter a cirurgias estéticas se passarem diariamente horas no Instagram, concluiu um novo estudo, citado pelo jornal britânico Daily Mail.
Especialistas da Universidade de Surrey, entrevistaram 247 jovens mulheres italianas - entre os 19 e os 32 anos - sobre a sua relação com aquela rede social e a insatisfação corporal.
Leia Também: Estudo. Empatia dos adolescentes começa com relações seguras em casa
De seguida, foi mostrado a cada participante um de quatro vídeos de imagens do Instagram - com diferentes graus de sexualização - e os respetivos comentários associados.
Por fim, as mulheres preencheram questionários de seguimento referentes ao nível de insatisfação corporal, humor e futuras intenções de cirurgia plástica.
Consequentemente, a equipa de investigadores descobriu que a exposição a imagens sexualizadas no Instagram tende a aumentar os níveis de insatisfação corporal das mulheres.
Do outro lado do espetro, não foram observados efeitos adversos semelhantes entre as jovens expostas apenas a imagens não sexualizadas. Neste caso, os comentários também não pareceram não ter qualquer efeito.
O trabalho científico foi conduzido pela psicóloga social Francesca Guizzo da Universidade de Surrey e uma equipa de investigadores.
"É um estudo empolgante que reúne diferentes dimensões na pesquisa em saúde mental e destaca fatores de risco", disse Guizzo ao Daily Mail.
"Descobertas como estas mostram que há uma ligação clara entre as imagens sexualizadas a que as jovens são expostas no Instagram e como elas se sentem sobre si mesmas".
"Dada a popularidade do Instagram como uma das plataformas de media online mais populares do mundo e a crescente prevalência de procedimentos cosméticos, essas conclusões são de particular interesse".
"É preciso fazer mais para combater a negatividade corporal; ações como a divulgação de mensagens de positivismo corporal podem funcionar para melhorar a satisfação do corpo feminino", concluiu a psicóloga.
Leia Também: Demência também pode surgir em adultos jovens, alerta estudo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com