Eclipse anular do Sol visível domingo em África e certas zonas da Ásia
Um eclipse anular do Sol, com o seu anel de fogo característico, poderá ser visto domingo na África Central e em algumas zonas da Ásia, mas não na América e muito parcialmente no sudeste da Europa.
© Reprodução
Tech Eclipse
Os eclipses anulares ocorrem quando a Lua cheia passa em frente ao Sol, sem cobrir completamente o disco solar, criando uma espécie de halo brilhante ou anel de fogo ao redor do satélite, num fenómeno considerado de rara beleza e que este ano coincide com o solstício de verão.
A rota deste eclipse de anel de fogo é longa, podendo ser vista em 14 países de diferentes continentes, mas também será muito estreita, adianta a agência noticiosa espanhola, Efe.
No seu ponto mais amplo, na África Ocidental, ele só pode ser visto numa faixa de 85 quilómetros de largura e o eclipse anular durará entre um minuto e 20 segundos, de acordo com o 'site' do Observatório Astronómico de Espanha.
O eclipse parcial começará às 03:45 (hora TMG) a oeste de Nigori (Quênia) e terminará às 04:48 (TMG), altura em que pode ser visto na República do Congo, para depois se mudar para a Etiópia, Península Arábica, Paquistão e norte da Índia, explica o mesmo Observatório Astronómico.
O máximo do eclipse ocorrerá às 06:40 (TMG), próximo a Jyotirmath (Índia), onde mais de 99% do Sol será coberto, embora esse ponto dure apenas 38 segundos.
A partir daí, avançará em direção à China, onde entrará pelo Tibete, cruzando o país até a ilha de Taiwan, acrescenta o Observatório.
O eclipse anular terminará às 08:32 (TMG) num ponto no Oceano Pacífico, a sudeste da ilha de Guam (EUA), e o eclipse parcial ocorre uma hora depois, no leste das Filipinas.
O fenómeno de domingo será uma ocasião especial, pois coincide com o solstício de verão, algo que neste século só acontecerá este ano e em 21 de junho de 2039, altura em que poderá ser visto com mais clareza no Alasca (EUA), áreas do Norte do Canadá, Gronelândia e países nórdicos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com