Bravia XR é a nova gama de televisões da Sony
O objetivo destas novas tecnologias pretende ir ao encontro de todos os tipos de entretenimento. É a primeira a contar com o que a Sony chama de Inteligência Cognitva.
© Sony
Tech Televisão
A Sony fez esta terça-feira, dia 2, uma apresentação da sua nova gama de televisões Bravia XR, que pretende ser uma mistura entre criatividade e tecnologia. Sendo as televisões dispositivos necessariamente criadas para exibir entretenimento (televisivo ou de videojogos), a nova gama Bravia XR pretende ser fiéis a esses princípios.
Sobre o estado do mercado de televisões em portugal, a Sony refere que em 2020 assistiu a um crescimento de 6% no segmento de grandes dimensões em relação a 2019. Diz a empresa que este é o mercado onde se sente mais à vontade, um segmento premium que a Sony pretende renovar com a nova gama.
De acordo com a Sony, a Bravia XR é a primeira televisão com Inteligência Cognitiva, o que permite que exibir a melhor experiência de cinema, videojogos ou até de de streaming. Neste ponto, a Sony anunciou que as televisões Bravia XR são compatíveis com o novo serviço Bravia Core (com streaming até 80Mbps) e até Android TV. Tal como seria de esperar, estão presentes as aplicações da Netflix, Amazon Prime Video, AppleTV, e Disney+.
De notar no entanto que este processor XR manifesta-se tanto a nível de imagem (que acentua a cor, o respetivo contraste, a nitidez e movimento) e do próprio som (acústica e surround) da cena que o espetador está a ver.
Esta Inteligência Cognitiva é providenciada pelo novo processador XR, que permite à televisão focar-se nos mais pequenos detalhes e pormenores da imagem, tal como faria um olho humano.
Entre as televisões em que podemos encontrar esta Inteligência Cognitiva encontramos, por exemplo, o modelo topo de gama A90J com tecnologia OLED 4K HDR em 55, 65 e 83 polegadas. Os jogadores ficarão satisfeitos com este modelo dado que permite exibir jogos a 4K e a 120fps, incluindo também HDMI 2.1.
Este modelo estará disponível em determinados países europeus no final de 2021.
[Notícia atualizada]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com