Faltam dez dias para a Meia Maratona. Saiba como treinar
O #CorridasaoMinuto está a terminar. É já no próximo domingo que acontece uma das mais emblemáticas provas de corrida de Lisboa, e a preparação para estes 21km está quase pronta. Resta-lhe apenas manter o ritmo e ‘acalmar’ o corpo para esta fase final de pouco mais que uma semana.
© iStock
Lifestyle Corrida
Tudo pronto para o próximo domingo? Acreditamos que sim. Durante cinco meses, Lifestyle ao Minuto partilhou com os seus leitores planos de treino quinzenais, desenhados pelo PT de corrida João Matos, que tinham como foco ajudar à preparação de qualquer corredor – com mais ou menos experiência – a passar a linha da meta com um tempo de que se orgulhe.
Se manteve os seus treinos durante este período, pode já se orgulhar, embora falte ainda a verdadeira prova que irá fazer valer muito a pena todo o esforço e, quem sabe, fazer-lhe participar em mais provas.
Mas os treinos ainda não acabaram e para estes últimos dez dias, João Matos diz que “o mais importante são as sensações”. Ou seja, deve manter a mesma regularidade de treinos feitos até então – a última semana não é, de todo, altura para maiores esforços. O ‘dar tudo’ agora, será apenas feito no domingo, dia 14.
Dito isto, se normalmente tem corrido três vezes por semana, mantenha esta frequência. Aproveitando o feriado, de amanhã, chegue às quatro corridas, mas não altere muito a frequência que habitualmente corre.
Em cada treino, é o volume e intensidade de cada sessão que devem baixar. E sobre isto o personal trainer indica tempos específicos para dias em concreto por isso garanta que organiza a semana tendo em conta a prova para que se prepara:
Treino 1: O objetivo é fácil. Corra por 60 minutos sem grandes variações de intensidade.
Treino 2: Corra por 75’ entre os quais deve incluir algumas acelerações de ritmo. O PT sugere seis repetições de corrida a um minuto seguido de dois de recuperação. No final da corrida, e antes de concluir os 75’, regresse à calma com uma corrida bem mais moderada.
Treino 3: A maior corrida nesta fase não deve ser feita muito próxima da prova. Tende concluir este treino a meio da semana. É composto por 90’ de corrida constante
Treino 4: Na sexta-feira, faça o íltimo treino (já que tem de garantir um dia de descanso antes da prova). Corra apenas por 50’ a ritmo não demasiado acelerado
Concluídos os treinos, aproveite o sábado para descansar. João Matos aconselha a que não passe demasiado tempo de pé, que garanta que descansa devidamente e que se hidrata ao máximo para deixar os músculos o mais preparados possível para a prova do dia seguinte.
Siga também Lifestyle ao Minuto no Instagram:
Ver esta publicação no Instagram
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com