Menstruação e puberdade: A relação não é certamente a que está a pensar
Alteração de voz, acne, crescimento de pelos… a altura da vida de um jovem passa a contar com estes inevitáveis sintomas está relacionado com a sua mãe.
© iStock
Lifestyle Corpo humano
A idade com que uma mulher passa a ser menstruada vai influenciar a idade em que os seus filhos cheguem à puberdade, indica estudo avançado pela Human Reproduction.
Foi com base na análise ao caso de mais de 16.000 jovens dinamarqueses que um grupo de investigadores concluiu que mulheres que começaram a ter o período numa idade inferior à média eram as mesmas que tinham filhos que entraram na puberdade, também, um pouco mais cedo do que a média.
A situação é mais evidente no caso das filhas, cuja puberdade é evidenciada pelo crescimento do peito. Já nos filhos, alteração de voz e acne são os principais sintomas.
Os autores do estudo não deixam de apontar que comparativamente com décadas passadas os jovens passam da infância para a fase da adolescência cada vez mais cedo, um aspeto que não pode ser descurado pela área da saúde já que tal pode estar associado ao aumento de risco de certas doenças como obesidade, diabetes ou mesmo problemas cardiovasculares, como avançou um estudo em 2015 que justifica o caso por questões genéticas e ambientais que são influenciados e influenciam o ‘timming’ a que a puberdade acontece.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com