Entenda como expressões faciais durante orgasmo variam segundo a cultura
Um grupo de investigadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, observou as expressões faciais de prazer e de dor em várias culturas.
© iStock
Lifestyle Estudo
Os investigadores analisaram a face dos indivíduos durante o orgasmo e ao que parece a reação facial varia significativamente.
A equipa comparou dados observacionais das expressões faciais em várias culturas comparativamente a dados provenientes de estudos relativos à perceção humana.
Foi pedido a quarenta observadores de duas culturas distintas, Ocidental e do Leste Asiático, que observassem rostos gerados através de um programa de computador simulando várias expressões faciais.
Os investigadores inquiriram ainda a cada observador sobre se a expressão lhes parecida ser de ‘dor’ ou ‘prazer’, e indagaram igualmente acerca da intensidade da expressão, variando de ‘muito fraca’ para ‘muito intensa’.
© PNAS
Os resultados revelaram que a sensação de dor e de orgasmo são fisicamente distintas em cada cultura.
Naquele estudo, publicado no periódico científico PNAS, os investigadores, liderados pela professora doutorada Chaona Chen, escreveram: “Apurámos que as representações mentais das expressões faciais, oscilando desde estados extremamente negativos a positivos, de dor física e de orgasmo são distintas em duas culturas diferentes”.
Surpreendentemente, os movimentos faciais associados à dor mostraram ser semelhantes entre culturas, porém as expressões assumidas durante o orgasmo revelaram-se díspares.
Os investigadores acrescentaram: “Os nossos resultados sublinham o papel potencial de fatores culturais e percetuais na formação de representações mentais destas expressões faciais”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com