Não faça estas duas coisas e tenha a melhor noite de sono da sua vida
Ah dormir bem! Acordar a meio da noite pode ser uma experiência imensamente frustrante. Apesar, de muitos conseguirem voltar a adormecer facilmente, outros passam horas e horas às voltas na cama… é o seu caso?
© iStock
Lifestyle Bons sonhos
Todavia, de acordo com o médico Michael Breus, membro do American Board of Sleep Medicine e conhecido como ‘Doutor do Sono’, cometemos alguns erros importantes quando tal ocorre e por isso não conseguimos dormir bem.
Num artigo para o jornal britânico Daily Mail, o especialista revelou o que devemos evitar quando estamos a tentar adormecer novamente.
Não olhe para as horas
O medo de não dormir o suficiente é algo que assusta muitos adultos. No entanto, de acordo com o médico, não devemos considerar isso durante as madrugadas. Muitas vezes as pessoas têm o hábito de verificar as horas quando o sono é interrompido, e contar mentalmente os minutos de sono que estão a perder, mas tal é um erro.
Ao invés de olhar para o relógio e calcular quanto tempo falta para despertar, simplesmente ignore. Esse tipo de ansiedade muitas vezes atrapalha o processo de voltar a dormir. O facto é que, ao olhar para o relógio, um sistema vasto de angústia e ansiedade é desencadeado, isso porque sabe que já deveria estar a dormir, sabendo que faltam poucas horas até o dia começar e esse estado de tensão constante apenas gera mecanismos bioquímicos que farão a sua pressão sanguínea aumentar e deixá-lo mais desperto. Sim, é um ciclo vicioso...
Evite ir à casa de banho
Pode pensar que está desesperado para aliviar a bexiga ou beber alguma coisa, mas ao fazê-lo apenas irá demorar mais para voltar a adormecer.
Quando abandona o conforto da cama, o coração necessita de bombear mais sangue. E o médico alerta que, para adormecer, uma taxa muito mais baixa é necessária – e tal não é algo que ocorre imediatamente. Sendo assim, tente aguentar firme e fique na cama!
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com