Fígado gordo. Quatro chás que atuam contra doença grave (e traiçoeira)
São poderosos aliados contra a esteatose hepática, que habitualmente se manifesta quando já é tarde demais.
© Shutterstock
Lifestyle Esteatose Hepática
Há uma doença 'silenciosa' e de progressão lenta, conhecida como esteatose hepática (ou fígado gordo), que habitualmente se manifesta quando já é tarde demais e que pode progredir para cirrose e cancro. Em alguns casos, leva mesmo à necessidade de transplante na idade adulta.
A evolução da doença provoca sintomas como dores abdominais, principalmente na parte superior direita do abdómen, cansaço e fraqueza, perda de apetite, aumento do fígado e inchaço na barriga. Causa também dor de cabeça constante e os doentes podem apresentar dificuldades em perder peso.
Leia Também: Todos temos em casa o alimento que reduz o colesterol e protege o cérebro
Em casos mais graves, o fígado gordo pode até progredir para cirrose hepática, uma doença que conduz à destruição do fígado, sendo que este carcinoma apresenta elevada mortalidade se for diagnosticado demasiado tarde.
Com tudo isto em mente, o portal Boa Forma reuniu quatro chás poderosíssimos que prometem não só combater a gordura no fígado como rejuvenescer a pele.
1- Chá de carqueja
Para prepará-lo, só precisa de ferver uma uma colher de sopa de folhas secas em 500 mililitros (ml) de água durante 10 minutos. Coa a bebida e consuma-a duas a três vezes por dia. Além das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, este chá ajuda na digestão, desintoxicação do fígado, controla o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.
Leia Também: Três chás que evitam gases e melhoram a digestão. Cada gole é um alívio!
2- Chá de dente-de-leão
Coloque uma colher de sopa de raiz ou folhas secas a ferver em 500 ml de água por 10 a 15 minutos. Coe e ingira a bebida duas a três vezes ao dia para estimular a produção de bile e uma melhor digestão de gorduras. Rico em vitaminas A, C, K e minerais, esta bebida combate radicais livres e ajuda a desintoxicar o organismo.
3- Chá de alcachofra
Além de contribuir para a produção de bile e desintoxicar o fígado, ajuda a reduzir o colesterol LDL e a controlar a glicemia, melhora a saúde cardiovascular e reduz o inchaço. Basta ferver uma colher de sopa de folhas secas em 500 ml de água durante 10 minutos. Depois, coe e consuma o chá uma a duas vezes por dia.
4- Chá Cardo Mariano
Ferva uma colher de chá de sementes esmagadas ou uma colher de sopa de folhas secas em 500 ml de água durante 10 a 15 minutos. De seguida, coe e lembre-se de beber o chá uma a duas vezes ao dia. Além de proteger o fígado contra toxinas e promover a regeneração celular, esta bebida combate os radicais livres, reduz os níveis de inflamação e alivia o inchaço e os gases.
Leia Também: Cancro colorretal. Os primeiros sintomas a que tem de estar atento
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com