Nutricionista partilha dicas úteis para doentes renais na época festiva
Rita Lima, nutricionista da B. Braun, assina este artigo onde deixa alguns conselhos que os doentes renais podem (e devem) colocar em prática ao longo da época natalícia.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
"A época natalícia é, muitas vezes, sinónimo de excessos alimentares, sendo uma altura em que a maioria das pessoas luta para manter uma alimentação e um peso saudáveis, normalmente com alguma dificuldade.
Com efeito, tendo em conta a oferta alimentar característica desta altura, assim como os recorrentes convívios familiares e solicitações sociais que vão surgindo, a ingestão de calorias, açúcares, gordura, fósforo, potássio e sal tende a aumentar durante o mês de dezembro, o que pode prejudicar a saúde e tratamentos de doentes renais.
Leia Também: Estudo. Transplantes renais são seguros entre as pessoas com VIH
No entanto, com recurso a algumas estratégias simples e um pouco de moderação, o doente renal pode desfrutar deste período festivo e dos eventos sociais que o caracterizam sem comprometer a sua saúde, bem-estar e equilíbrio alimentar.
© Rita Lima
Neste sentido, existem algumas dicas que podem ajudar a manter a rotina alimentar equilibrada durante esta época festiva.
Não vá para almoços ou jantares de Natal com fome
Os eventos sociais e refeições festivas podem constituir um foco de tentações alimentares, pois tendencialmente disponibilizam uma oferta variada de alimentos mais ricos em açúcar, gordura, fósforo, potássio e sal, em quantidades não limitadas/controladas, o que dificulta o autocontrolo da ingestão alimentar.
Por esse motivo, deverá comer algo leve antes da refeição festiva para não chegar de estômago vazio e, desta forma, resistir mais facilmente a impulsos e excessos alimentares. Alguns exemplos que pode comer antes destes eventos são uma maçã ou pera cozida, umas tostas ou bolachas de água e sal ou até um prato de sopa pouco líquida.
Leia Também: Acelere o metabolismo e perca mais peso com estes conselhos
Coma devagar e faça uma alimentação mais consciente
A essência da alimentação neste período de festas não é privar-se dos alimentos de que mais gosta, mas sim desfrutar deles com plena atenção e consciência.
Isto significa dar preferência aos alimentos que realmente gosta (e não apenas comer por comer), saborear os alimentos com calma, e ouvir os sinais de fome e saciedade que o seu organismo lhe fornece em cada refeição.
Outro ponto muito importante é fazer refeições estruturadas ao invés de andar a petiscar ao longo do dia. O ato de petiscar facilmente faz perder a noção das quantidades ingeridas e potencia a ingestão de maiores quantidades de alimento, principalmente alimentos menos recomendados nesta condição, como frutos secos, chocolates ou fruta desidratada.
Água como bebida principal
As bebidas que ingere a acompanhar as refeições principais podem também ter um papel importante tanto na ingestão de calorias, como também na gestão do ganho de peso entre tratamentos.
Opte por água ou chás sem adição de açúcar, com a devida moderação e de acordo com as indicações do seu médico e/ou nutricionista, em vez de bebidas açucaradas ou alcoólicas, para evitar calorias desnecessárias e manter o balanço energético/calórico mais controlado.
Modere a utilização de sal como tempero das refeições para evitar uma sensação de sede mais acentuada.
Leia Também: Cinco estratégias (realistas) para perder peso com saúde até ao Natal
Garanta o equilíbrio no prato
Quando se estiver a servir, procure garantir um equilíbrio no prato. Inclua uma porção controlada de legumes cozinhados, idealmente couves brancas, uma fonte de proteína magra, como o bacalhau ou o peru, e uma porção ajustada de alimentos fornecedores de hidratos de carbono, particularmente arroz ou massa, pois possuem menos potássio do que a batata.
Pode ainda utilizar um prato de sobremesa para ajudar a controlar melhor as porções.
Não salte refeições ao longo do dia
Saltar refeições intermédias para compensar o exagero alimentar destes dias pode ter exatamente o efeito oposto e fazer com que tenha ainda mais vontade de comer.
Mantenha os seus horários e número habitual de refeições e inclua alimentos equilibrados para manter os seus níveis de energia e saciedade estáveis ao longo do dia, evitando uma sensação de fome ou vontade de comer mais exacerbada.
Adapte receitas de Natal à sua condição de saúde
As tradicionais receitas de Natal, principalmente sobremesas, são normalmente muito ricas em fósforo e/ou potássio, assim como açúcar.
A substituição de alguns ingredientes na receita pode não só minimizar o seu valor calórico, como também dos minerais. A troca de açúcar por adoçantes menos calóricos, como stevia ou maltitiol, a troca de leite por água ou bebida vegetal de aveia/arroz, em sobremesas como leite creme ou aletria, e diminuir a quantidade de gemas de ovo substituindo por mais claras são alguns exemplos de adaptações que podem ajudar a melhorar a composição nutricional das suas receitas de Natal.
Mantenha-se ativo
Mantenha-se o mais ativo possível e evite passar longas tardes sentado ou deitado no sofá. Uma caminhada ou exercício, mesmo que leve, pode contribuir para o seu bem-estar físico e emocional.
Aplicando as dicas mencionadas, será mais fácil usufruir das festividades em segurança, usufruindo de toda a tradição desta época sem comprometer a saúde.
Leia Também: Pelo bem dos seus rins, tenha sempre estes alimentos em casa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com