Montepio negoceia fusão do Finibanco com Banco de Negócios Internacional
O Montepio Holding, participada da Caixa Económica Montepio Geral, iniciou as negociações para a fusão entre o Finibanco Angola e o Banco de Negócios Internacional (Angola) tendo, em conjunto com esta última instituição, a intenção de atrair parceiros internacionais.
© Lusa
Economia Negócios
"A Caixa Económica Montepio Geral [...] informa que a sua participada Montepio Holding, SGPS, S.A. iniciou as negociações com os acionistas do Banco de Negócios Internacional, S.A. (Angola) com vista a uma fusão entre o Finibanco Angola S.A. e o Banco de Negócios Internacional, S.A", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
De acordo com a informação remetida ao mercado, "é intenção das partes atrair a participação de parceiros estratégicos internacionais para esta operação", de modo a contribuir para a "consolidação, reforço e abertura do sistema bancário e financeiro angolano".
A instituição financeira adiantou ainda que as autoridades regulatórias angolanas e portuguesas foram informadas deste processo, acrescentando que o "desenvolvimento e conclusão das negociações estão dependentes da tramitação necessária junto dos acionistas e das autoridades angolanas e, ainda, dos resultados do programa de avaliação de qualidade de ativos do sistema bancário angolano que decorre atualmente em Angola".
Caso a conclusão deste processo seja bem-sucedida, o Grupo Banco Montepio "cumprirá o objetivo estratégico já anunciado de não consolidação da sua participação no Finibanco Angola", assegurou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com