Residências para Estudantes movimentam mercado imobiliário, diz CBRE
Aquisições significam que haverá mais residências para estudantes.
© Shutterstock
Economia Estudantes
A CBRE, consultora líder global na prestação de serviços para o setor imobiliário, realizou este ano duas importantes transações e prevê outras mais.
Segundo esta, tem-se vindo a registar, ao longo do ano de 2023, um enorme dinamismo do setor de Residências de Estudantes (PBSA - Purpose Built Student Accomodation) no mercado português, tendo por isso realizado duas operações "de enorme relevância".
Primeiro, a assessoria de venda de uma residência de estudantes com 333 camas, a construir na zona das Olaias, em Lisboa, comprada pela M&G Real Estate. E ainda, a venda de uma outra residência de estudantes com mais de 200 camas na cidade do Porto à AGEAS.
"O mercado das residências de estudantes regista enorme dinamismo e vemos diferentes entidades envolvidas nestas operações, desde investidores institucionais a clientes privados. Entre 2022 e 2023 transacionámos mais de 2500 camas e contamos transacionar mais 1000 nos próximos seis meses. São transações importantes quer para os estudantes, que terão mais oferta, quer para o mercado imobiliário, pela confiança que os investidores demonstram no nosso país", afirma de Igor Borrego, Senior Diretor de Investment Banking da CBRE Portugal
A CBRE não prevê um abrandamento neste setor, pelo contrário. Isto porque para além das 1.900 camas no Porto e mais 1.800, em Lisboa, outras cidades como Coimbra, Braga, Covilhã e Aveiro, têm vindo também a emergir como destinos atrativos para o investimento neste setor.
Leia Também: Egípcios começam hoje a votar num "plebiscito" para reeleger al-Sissi
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com