Dietista revela que alimentos nunca deve reaquecer
Dietista explica tudo o que deve saber.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Sim, leu bem. É sempre útil ter restos de comida no frigorífico, mas segundo Harini Bala, uma dietista, citada no DailyMail, certos "alimentos só podem ser aquecidos uma vez", ou seja, "nunca devem ser reaquecidos".
Porquê? Primeiro, explica que "os compostos químicos dos ingredientes podem alterar-se quando são reaquecidos, desencadeando a libertação de substâncias tóxicas associadas a alguns problemas como lesões renais".
Leia Também: Menopausa. Cuidado que estes alimentos levam a picos de açúcar no sangue
Também explica que "deixar alguns alimentos arrefecerem antes de os aquecer pode estimular o crescimento de bactérias difíceis de matar, como a E. coli e a listeria".
Por isso, mencionou que alimentos não deve reaquecer, uma lista que inclui espinafres porque "contêm uma substância chamada ácido oxálico". "É inofensiva quando os espinafres são consumidos crus", mas "quando são reaquecidos, o ácido oxálico cristaliza e torna-se tóxico". Infelizmente, "em doses elevadas, esta substância pode aumentar o risco de formação de cálculos renais". Também contêm nitratos que se transformam em nitritos quando são reaquecidos e podem ser tóxicos.
Para além disto, a dietista não recomenda que reaqueça chá, "além de tornar a bebida mais amarga porque ao reaquecer aumenta a quantidade de taninos de sabor ácido, qualquer tipo de bactéria adormecida pode tornar-se ativa".
Por último, menciona o arroz porque quando arrefece pode conter Bacillus cereus, "uma bactéria formadora de esporos que se encontra normalmente no solo e nos vegetais", explica. Infelizmente são esporos resistentes ao calor.
Leia Também: Adeus, rugas! Cinco superalimentos que tornam a pele mais lisa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com